domingo, 29 de agosto de 2010

DESTRALHE-SE

"DESTRALHE-SE"




Texto: Carlos Solano



-"-Bom dia, como tá a alegria"? Diz dona Francisca, minha faxineira rezadeira, que acaba de chegar.



-"-Antes de dar uma benzida na casa, deixa eu te dar um abraço que preste!" e ela me apertou.



Na matemática de dona Francisca, "quatro abraços por dia dão para sobreviver; oito ajudam a nos manter vivos; 12 fazem a vida prosperar".



Falando nisso, "vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada".



Já ouviu falar em toxinas da casa?



Pois são:

- objetos que você não usa,

- roupas que você não gosta ou não usa a um ano,

- coisas feias,

- coisas quebradas, lascadas ou rachadas

- velhas cartas, bilhetes,

- plantas mortas ou doentes,

- recibos/jornais/revistas, antigos,

- remédios vencidos,

- meias velhas, furadas,

- sapatos estragados...



Ufa, que peso!



"O que está fora está dentro e isso afeta a saúde", aprendi com dona Francisca.



- "Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa"!, ela diz, enquanto me ajuda a 'destralhar', ou liberar as tralhas da casa...



O 'destralhamento' é a forma mais rápidas de transformar a vida e

ajuda as outras eventuais terapias.



Com o destralhamento:



- A saúde melhora;

- A criatividade cresce;

- Os relacionamentos se aprimoram...



É comum se sentir:

- cansado,

- deprimido,

- desanimado,

em um ambiente cheio de entulho, pois "existem fios invisíveis que nos ligam à tudo aquilo que possuímos".



Outros possíveis efeitos do "acúmulo e da bagunça":

- sentir-se desorganizado;

- fracassado;

- limitado;

- aumento de peso;

- apegado ao passado...



No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga;

Na entrada, restringem o fluxo da vida;

Empilhadas no chão, nos puxam para baixo;

Acima de nós, são dores de cabeça;

“Sob a cama, poluem o sono”.





-"Oito horas, para trabalhar;

Oito horas, para descansar;

Oito horas, para se cuidar."



Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se:



- Por que estou guardando isso?

- Será que tem a ver comigo hoje ?

- O que vou sentir ao liberar isto?



...e vá fazendo pilhas separadas...

- Para doar!

- Para jogar fora!





Para destralhar mais:

- livre-se de barulhos,

- das luzes fortes,

- das cores berrantes,

- dos odores químicos,

- dos revestimentos sintéticos...



e também...



- libere mágoas,

- pare de fumar,

- diminua o uso da carne,

- termine projetos inacabados.



"Se deixas sair o que está em ti, o que deixas sair te salvará..

Se não deixas sair o que está em ti, o que não deixas sair te destruirá",

Arremata o mestre Jesus, no evangelho de Tomé.



"Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente", diz a sabedoria oriental.



O Ocidente resiste a essa idéia e, assim, perde contato com o sagrado instante presente.



Dona Francisca me conta que:



"as frutas nascem azedas e no pé, vão ficando docinhas com o tempo"..

a gente deveria de ser assim, ela diz



-"Destralhar ajuda a adocicar."



Se os sábios concordam, quem sou eu para discordar...



"As pessoas realmente ligadas não precisam de ligação física.
Quando se encontram, ou reencontram, mesmo depois de muitos anos, a amizade é tão forte quanto sempre."


(Deng Ming-Dao )



Nenhum comentário:

Postar um comentário